Santos, SP, sanciona lei que torna a equoterapia política pública permanente; entenda
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Santos, SP, sanciona lei que torna a Equoterapia política pública permanente.
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, sancionou a Lei Municipal 4.659/2025, que institui o Programa Municipal de Equoterapia como método terapêutico permanente para reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
A terapia utiliza os movimentos do cavalo para estimular o sistema nervoso central dos praticantes. Segundo a Prefeitura de Santos, cada passo do animal transmite entre 1.800 e 2.250 impulsos, ativando diferentes grupos musculares dos pacientes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
A prática promove melhorias motoras, cognitivas, emocionais e sociais aos pacientes, com foco no desenvolvimento físico, inclusão e acessibilidade. O atendimento é voltado para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos diagnosticados com:
Transtorno do espectro autista (TEA);
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
Microcefalia;
Transtorno de ansiedade;
Outras deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais.
Projeto
A administração municipal mantém parceria com a Associação Equoterapia, via termo de fomento, para atender 164 pacientes. O programa, que custa R$ 137,6 mil por mês, conta com equipe multiprofissional e apoio de veterinários e tratadores.
As vagas, além do custeio municipal, são financiadas por doações, patrocínios e emendas parlamentares. Segundo a prefeitura, uma nova ampliação da capacidade de atendimento está em discussão.
Os interessados no tratamento devem procurar a Associação Equoterapia, localizada na Avenida Francisco Manoel s/n.º, no bairro Jabaquara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou pelo telefone (13) 3221-7150.
O que é a equoterapia?
A equoterapia é regulamentada pela Lei Federal 13.830/2019 e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1997 como método terapêutico válido em abordagem multidisciplinar.
Segundo Graça Silva, presidente da Associação Equoterapia de Santos, os benefícios terapêuticos dos cavalos são reconhecidos desde a Grécia Antiga, foram aplicados na reabilitação de pessoas com sequelas de poliomielite e traumas pós-guerra. Veja abaixo:
Associação Equoterapia de Santos, SP, ajuda mais de 230 crianças e adolescentes
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos